Croisette Blues
(Publicado originalmente a 26/4/2003.)
A divulgação da selecção oficial do Festival de Cannes deste ano trouxe uma desilusão e uma excitante confirmação. A desilusão foi a ausência de "Marie et Julien", um dos filmes perdidos de Jacques Rivette, cuja rodagem tinha sido interrompida nos anos 70, e que o realizador decidiu retomar mais de um quarto de século depois. A boa notícia foi a presença do primeiro filme do novo projecto de Peter Greenaway, "The Tulse Luper Suitcases" (que incluirá ainda duas outras longas metragens, para além de um CD Rom e de um prolongamento na Internet). O que mais me entusiasma neste novo trabalho de um criador que muito admiro é a nova aposta numa faceta documentarista e enciclopédica que nos deu obras primas como "The Falls", "A Walk Through H" ou "Vertical Features Remake", e que era dominante na obra de Greenaway antes de atingir a notoriedade internacional de que desfruta.
Resta desejar que o palmarés deste ano seja menos previsível do que nos dois anos passados: "Dancer in the Dark" e "La Stanza del Figlio" foram ambos favoritos do princípio ao fim do certame, e o galardão máximo parecia estar-lhes prometido desde muito cedo. A composição do júri de 2003 augura coisas boas: Patrice Chéreau não será por certo o homem menos indicado para fugir ao conformismo e protagonizar escolhas ousadas. Mas também é certo que, depois de Luc Besson, qualquer individualidade que fosse escolhida para presidente faria figura de génio.Mais informações sobre os filmes seleccionados aqui.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home